Utilização Segura de Medicamentos durante o Aleitamento

Hospital Beatriz Ângelo

Loba, A., Melo H, Metelo C, Santos C

Pesquisa e análise bibliográfica do perfil farmacocinético de todos os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM), de modo a determinar o seu perfil de segurança durante a amamentação.
Elaboração de um guia prático, categorizado por patologia, DCI (Denominação Comum Internacional) e marca comercial de todos os MNSRM, com o respetivo grau de segurança para o latente.
Implementação de uma sessão diária de esclarecimento presencial a todas as puérperas nos Serviços de Obstetrícia do Hospital da Luz e Hospital Beatriz Ângelo (HBA), com o objetivo de promover a utilização segura de medicamentos durante o aleitamento e disponibilizar o acesso ao guia prático.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida e como complemento da introdução de novos alimentos até aos dois anos de idade. Os dados mais recentes da Direção-Geral de Saúde (DGS) indicam que, em Portugal, mais de 98% dos bebés são amamentados antes da alta hospitalar, mas cerca de 78% destes interrompem o aleitamento materno antes dos seis meses de vida.
A ausência de informação disponibilizada pelos laboratórios farmacêuticos e o receio por parte dos pais ou até dos próprios profissionais de saúde faz com que seja frequente a suspensão da amamentação quando há necessidade das mães iniciarem alguma medicação.
Esta situação é ainda mais problemática quando se trata de MNSRM, já que o seu acesso é disponibilizado em locais em que não é obrigatória a dispensa pelo profissional de saúde.
Além disso, o inquérito de satisfação anual realizado em 2014 aos clientes do Hospital da Luz com objetivo de melhoria contínua dos serviços prestados, demonstrou que o Serviço de Obstetrícia tinha um maior grau de descontentamento relativamente à informação que lhe era prestada sobre os medicamentos.

Recolha da listagem de todos os MNSRM comercializados em Portugal (DCI e respetivo nome comercial) através da consulta da plataforma eletrónica do INFARMED.
Análise da literatura disponível (RCM, estudos científicos e bases de dados direcionadas) e respetivas carateristicas farmacocinéticas, de modo a concluir qual o perfil de segurança de cada fármaco durante a amamentação.
Elaboração do guia “ Utilização Segura de Medicamentos durante o Aleitamento” com o grau de segurança dos MNSRM para os latentes e dicas práticas para minimizar a exposição do bebé aos fármacos.
Em 2015, a colaboração com a equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia do Hospital da Luz permitiu a implementação de uma sessão de formação e esclarecimento de dúvidas a todas as puérperas no dia da vacinação dos recém-nascidos. A sessão tinha como objetivo ensinar métodos para minimizar o risco da medicação durante a amamentação, esclarecer dúvidas e divulgar o Guia Prático. Posteriormente, o projeto foi também implementado no HBA.
O guia encontra-se disponível no site de ambos os hospitais ou através da leitura do respetivo QRCode, tendo também sido divulgado através da revista trimestral do HBA.

Apesar dos laboratórios não realizarem ensaios clínicos que permitam incluir o perfil de segurança dos fármacos durante a amamentação no respetivo RCM, a prática clínica indica que a maioria dos fármacos não é prejudicial para os latentes.
No entanto, a ausência de informação concisa de rápido acesso dificulta a tomada de decisão, sendo responsável pela suspensão precoce da amamentação ou ausência de adesão à terapêutica por parte da puérpera por receio de prejudicar o bebé.
Desta forma, este projeto surge para responder a uma necessidade de formação de uma pool de utentes muitas vezes negligenciada a nível hospitalar, fornecendo-lhes bases essenciais relativamente à segurança da medicação durante a amamentação . Trata-se ainda de uma estratégia para promover a amamentação e atingir a meta proposta pela OMS.
O internamento hospitalar é um local privilegiado para abranger a maioria das puérperas de uma determinada região geográfica permitindo uma atuação preventiva e investindo na formação individual para que cada mãe, quando necessário, tenha as ferramentas para uma tomada de decisão consciente.

Cada vez mais, o papel do farmacêutico é reconhecido a nível hospitalar nas mais diversas áreas. No entanto, a sua atuação na área hospitalar é maioritariamente focada no doente, com menor intervenção nos restantes utentes, nomeadamente as grávidas e puérperas. Sendo o farmacêutico, o profissional de saúde responsável pelo medicamento é necessário amplificar o seu espetro de atuação de modo a abranger todas as pools de utentes, investindo cada vez mais numa atuação preventiva e pró-ativa.

Amamentação,