Sistemas de Informação no Circuito do Medicamento e dos Produtos de Saúde

Hospital Lusíadas Lisboa

Anabela Pires , Ana Galla, Cristiana Pontes, João Roseiro, Ondina Martins

Os Medicamentos e Produtos de Saúde distribuídos para os doentes internados passaram a incluir, em cada forma farmacêutica o código GS1 de modo a permitir que no momento antes da administração da medicação a mesma seja confirmada para cada doente de acordo com a prescrição validada – PharmaTrack (HIMSS Analytics EMRAM, Stage 6, 2018).
Na aplicação foram integradas interações fármaco/fármaco, interações fármaco/alimento, doses cumulativas, dose máximas, doses mínimas e outras informações consideradas pertinentes para cada caso (Avoid Food-Drugs Interactions, FDA; Guía de Interacciones Farmacológicas, SEFH; Medscape, Resumo das Características dos Medicamentos).
Estas informações foram direcionadas para os médicos prescritores e para os farmacêuticos, de modo a facilitar o processo de prescrição (médico) e de validação da prescrição (farmacêutico).
Foram também identificados na aplicação os medicamentos de alto risco, os LASA e os eletrólitos (Joint Commission International Accreditation Standards for Hospitals, 6th Edition, 2017).

Estas alterações foram efetuadas no âmbito do projeto de certificação HIMSS Stage 6, cujo objetivo é promover a utilização dos sistemas de informação para aumentar a segurança dos doentes, nomeadamente no circuito do medicamento e produtos de saúde.

A Farmácia Hospitalar foi reorganizada em termos de espaço para conseguir integrar o aumento da atividade de reembalagem/ reetiquetagem e de armazenamento. Esta reorganização foi efetuada com recurso a fitas coloridas para traçar diferentes áreas de trabalho de modo a otimizar os circuitos e o espaço.
Todos os medicamentos e produtos de saúde passaram a ser reetiquetados ou reembalados, integrando o código GS1.
Foi selecionado um grupo de fármacos para iniciar o carregamento na aplicação das interações fármaco/fármaco, interações fármaco/alimento, doses cumulativas, doses máximas, doses mínimas e outras informações consideradas pertinentes para cada caso. Foram considerados, na fase inicial os 50 princípios ativos mais prescritos (representando cerca de 80% das prescrições totais), os antídotos e alguns fármacos que sendo pouco prescritos, apresentam características, como estrita margem terapêutica, que se consideraram importantes.
Foram mapeados todos os princípios ativos, e de acordo com o atrás exposto, foram integradas na aplicação as interações fármaco/fármaco, interações fármaco/alimento e doses cumulativas.
Relativamente às interações fármaco/fármaco e fármaco /alimento, foram consideradas as interações muito graves para alerta ao médico e as interações muito graves e graves para alerta ao farmacêutico na validação.
Foram inseridas as doses máximas e mínimas de todas as formas farmacêuticas relativas aos princípios ativos definidos.
Todos os fármacos passaram a estar integrados num programa de alergias (Mrara), permitindo a sua sinalização na aplicação com alerta, o que disponibiliza a informação a todos os profissionais envolvidos, designadamente o farmacêutico.

A integração deste sistema permitiu aumentar a rastreabilidade dos medicamentos e produtos de saúde utilizados. Um mês após a implementação do sistema, foi alcançada uma adesão de 95% para os produtos administrados, situação que se mantém até ao presente.
A informação e os alertas integrados na aplicação permitiram aumentar a segurança na Prescrição (Médico), na Validação (Farmacêutico) e na Administração (Enfermeiro).
Todas as medidas implementadas permitiram aumentar a Segurança do doente e a garantia dos 5 certos.

Alcançar a Certificação HIMSS Stage7.
Aumentar a informação inserida na aplicação a um maior nº de medicamentos.
Integrar a Diretiva dos Medicamentos Falsificados neste modelo de trabalho.

segurança
Rastreabilidade