Segurança no circuito do medicamento

Hospital de Cascais Dr José de Almeida

Domingas Palma e Ana Sofia Santos Valongo

Implementado sistema de rastreabilidade dos medicamentos administrados aos doentes.

Para aumentar a segurança do doente na utilização do medicamento.

Atribuindo código de barras bidimensional, código GS1, a cada medicamento no processo de reembalagem e etiquetagem. Identificação do doente através da leitura do código de identificação único na pulseira. O software compara o código de barras do medicamento com a prescrição médica,alertando quando o medicamento não corresponde ao prescrito;o prazo de validade expirou;a dosagem excede a dosagem prescrita;o código único do doente não corresponde ao doente selecionado.

O processo permite a rastreabilidade no circuito do medicamento, aumentando a segurança do doente.

Alargar a outros produtos farmacêuticos e ou dispositivos médicos, Sangue e leite.

Reembalagem
sustentabilidade