Registo de Intervenções Farmacêuticas dos Serviços Farmacêuticos

Gestão de Farmácia Hospitalar

Centro Hospitalar Cova da Beira

Olímpia Fonseca / Idalina Freire / Inês Eusébio / Isabel Patrício / João Ribeiro / Manuel Morgado / Marta Mendes / Rita Oliveira / Rute Duarte / Sandra Morgado

Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Cova da Beira desenvolveram em 2009, em colaboração com o Serviço de Informática, uma base de dados digital que permite desde Fevereiro de 2010, o registo de Intervenções Farmacêuticas (IF), garantindo a sua rastreabilidade.

Porque é importante uma avaliação qualitativa e quantitativa das actividades do farmacêutico hospitalar nas diferentes áreas de actuação sendo um instrumento fundamental num processo de melhoria contínua dos cuidados assistenciais. Foi criada com a finalidade de poder demonstrar em reuniões internas de produtividade o trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos e consequente redução de custos à semelhança do que é feito nas farmácia europeias.

A base de dados foi realizada com o apoio do Serviço de Informática do Centro Hospitalar Cova da Beira e ficou acessível a todos os farmacêuticos. Todos os farmacêuticos podem registar as IF no âmbito da sua actividade diária. Foi desenvolvida em formato de Access, dado ser de fácil preenchimento e foram tidas em consideração os parâmetros mais identificativos da actividade interna.

Conclui-se que é uma ferramenta útil para demonstrar as actividades desenvolvidas em todas as áreas de intervenção da farmácia hospitalar. Simultaneamente permite quantificar e classificar o trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos indo de encontro à melhoria contínua nos cuidados de saúde contribuindo, deste modo, para processos de certificação. Conclui-se que de um total de 3611 IF efetuadas desde o início do registo Fevereiro 2010 até Julho de 2017 o impacto económico foi de 457936.13 euros (ver anexo em pdf).

Pretende-se que não seja uma ferramenta estática, que os farmacêuticos registem diariamente as IF que efetuam. O intuito é que este possa ser útil a todos os profissionais que trabalhem nas instituições hospitalares, sejam farmacêuticos ou técnicos de diagnóstico e terapêutico, racionalizando o uso do medicamento. Uma vez verificada a utilidade e pertinência do registo e classificação das IF pretende-se evoluir e tornar esta ferramenta como uma efetiva melhoria a implementar noutras instituições de cuidados de saúde. Esta candidatura é demonstradora da intenção de disseminação desta prática.

Registo
Medicamentos
Intervenções
Impacto