Programa de antibioterapia endovenosa no domicilio

Infecciologia


Instituição

Centro Hospitalar São João

Autores:

Ana Luísa Pereira

O que foi feito ?:

Programa de antibioterapia endovenosa no domicilio em doentes com fibrose quística, com bronquiectasias não fibrose quística e com transplante pulmonar (ou em lista de espera), que apresentam exacerbações pulmonares infeciosas moderadas ou graves e que necessitam de administração de antibiótico injetável dirigido a reduzir de forma imediata o inóculo bacteriano, durante um período de 14 a 21 dias.

Porque foi feito ?:

Permitir efetuar tratamento antibiótico endovenoso no domicilio sem necessidade de internamento, com aumento da qualidade vida do doente (permanência no ambiente social, laboral e familiar), redução e/ou inexistência de período de internamento e, consequentemente, redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde.

Como foi feito?:

Pesquisa na literatura de programas de administração de antibióticos no domicilio, experiência de outros centros. Análise da possibilidade de um dispositivo que permita a fácil administração no domicilio (autoadministração). Estudo galénico, determinação da compatibilidade e estabilidade físico-química das preparações. Desenvolvimento de protocolo de reconstituição e diluição, assim como controlo analítico e galénico das formas farmacêuticas elaboradas, assegurando a garantia de qualidade e segurança das preparações efetuadas. Análise comparativa de custos no internamento e no domicilio.

O que se concluiu?:

Programa de administração de antibioterapia no domicílio é viável e exequível, realizando-se desde 2013 no CHSJ.
A constituição de uma equipa multidisciplinar para implementação deste programa, com responsabilidades e funções diferenciadas (médico pneumologista, farmacêutico, enfermeiro, outros profissionais de saúde).
Vantagens económicas no tratamento no domicilio comparativamente ao internamento.

O que fazer no futuro?:

Avaliar a efetividade da terapêutica antibiótica intravenosa em ambulatório: avaliação de vantagens e desvantagens (clínicas e económicas), identificação de oportunidades de melhoria
Resultados obtidos com o programa de terapêutica antibiótica intravenosa em ambulatório

Palavras chave :

Antibióticos
Bomba perfusora
domicilio
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE