Optimização do circuito de quimioterapia

Oncologia

IPOPFG

Maria João Pelayo

Destacamento de um farmacêutico, a tempo inteiro, para o Serviço de Hospital de Dia Adultos.

Os principais objectivos traçados foram:
– estabelecer melhoria das relações entre os Serviços Farmacêuticos (Unidade Centralizada de Quimioterapia) e o Serviço de Hospital Dia Adultos;
– melhorar os tempos de espera pelas preparações de quimioterapia;
– libertar a equipa de produção das tarefas que antecedem a produção propriamente dita;
– desenvolver farmácia clínica.

Alteração e ajuste de procedimentos.
Análise da satisfação dos dois serviços.
Análise e comparação de resultados.

A aproximação de um farmacêutico à equipa do Hospital de Dia facilitou muito a comunicação entre serviços, a interação com outros profissionais de saúde e até mesmo com doentes. Constitui uma promoção do trabalho farmacêutico e demonstração da nossa disponibilidade.
A validação farmacêutica passou a ser realizada de forma mais calma e atenta, de onde resultam diversas intervenções farmacêuticas. As intervenções farmacêuticas realizadas antes da preparação são eficazes na prevenção de erros de medicação. É garantia de maior segurança e qualidade do tratamento do doente.
Outras conclusões são:
– Detecção precoce de erros na activação da preparação;
– Melhor orientação, para a equipa de produção, da ordem de preparação de quimioterapias que são necessárias a cada momento;
– Acesso facilitado à informação acerca de RAM´s que ocorrem durante a perfusão da quimioterapia, resultando num aumento de notificações ao Infarmed.

Prosseguir com a actividade e aplicá-la a outros Serviços Clínicos. Ou seja, deslocar a actividade farmacêutica dos Serviços Farmacêuticos para os Serviços Clínicos, integrando equipas de saúde e explorando novos espaços de intervenção.

Quimioterapia
Validação farmacêutica