Metodologia para avaliação da adequabilidade de administração de fármacos orais sólidos por sondas enterais

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E.P.E.

Idalina Freire, Marta Mendes, Inês Eusébio, Maria Olímpia Fonseca

Foi definida uma metodologia para sinalização de doentes com sondas enterais (p.e., SNG) e avaliação da adequabilidade de administração de fármacos orais sólidos por esta via.

Este trabalho veio possibilitar a avaliação da viabilidade de administração de medicamentos orais sólidos por sonda, pelos serviços farmacêuticos, de modo a identificar formas farmacêuticas não adequadas a esta via de administração: comprimidos que não podem ser triturados, cápsulas que não podem ser abertas, cuidados na manipulação/administração de citotóxicos orais, etc. Pretende-se assim disponibilizar informação sobre a técnica a utilizar, os cuidados na manipulação, sinalizar interações com alimentos ou dietas, entre outras; e ainda identificar e sugerir alternativas disponíveis na instituição quando não é possível a administração por sonda enteral do medicamento prescrito.

Foram sensibilizados os médicos prescritores para sinalizar que o doente possui uma sonda enteral, colocando essa informação no campo das observações à dieta ou nas observações gerais da prescrição. A partir dessa altura, passou a ser emitida diariamente uma listagem onde consta esta informação e que permite ao farmacêutico rever a medicação e avaliar a adequabilidade de administração dos fármacos prescritos por sonda. É colocado no campo de observações de receção da prescrição, para cada medicamento oral sólido, a técnica mais adequada à administração e outras informações relevantes. Sempre que o medicamento não possa ser administrado por sonda, o farmacêutico coloca informação na receção da prescrição, que surge como alerta quando o médico entra na prescrição, e é disponibilizada a informação de alternativas existentes na instituição.
Para agilizar este processo, foi criada uma base de dados com informação recolhida em diversas fontes bibliográficas, sobre a possibilidade de administração de fármacos orais sólidos por sonda, incluindo fármacos citotóxicos, técnicas de manipulação e respetivos cuidados e administração.

Existem formas farmacêuticas orais sólidas que não podem ser administradas por sonda (p.e., comprimidos de libertação modificada, comprimidos gastrorresistentes, uma vez que pode existir o risco de toxicidade ou perda de eficácia do fármaco). Esta metodologia permite identificar os doentes com sondas entéricas, incrementando deste modo a segurança na utilização do medicamento e também minimizar os riscos de exposição dos profissionais de saúde que preparam e administram os fármacos orais sólidos, por exemplo, quando se tratam de fármacos citotóxicos.

Esta metodologia está implementada em todos os serviços de internamento da instituição. A informação fica disponibilizada informaticamente e, para as equipas de enfermagem, é impressa a tabela terapêutica com a informação na primeira prescrição e após cada alteração terapêutica que implique atualização de informação.

Administração de medicamentos por sondas
Sondas entéricas
Sonda nasogástrica