Método “press-and-seal” na reembalagem de citotóxicos orais

IPOCFG, EPE

Ana Costa, Andrea Silva, Clementina Varela

Reembalagem de citotóxicos orais em unidose com segurança e garantia de qualidade, cumprindo as normas de boas práticas em farmácia hospitalar.

A reembalagem manual de citotóxicos em blister – “press-and-seal” – em câmara de segurança biológica é uma excelente alternativa ao uso da máquina de reembalar, uma vez que esta última solução pode esmagar os citotóxicos durante o processo de reembalagem, deixar resíduos sobre as superfícies com que tiveram contato e implica a limpeza exaustiva da máquina entre linhas de produção. Por outro lado, a reembalagem em frascos multidose da medicação dispensada ao doente em regime de ambulatório é muito morosa e acarreta maior probabilidade de erro na administração.

O sistema consiste em utilizar blisters em forma de placa destacáveis de cor âmbar, onde são colocados os comprimidos em cada alvéolo, sendo posteriormente fechados com etiquetas aderentes, selando e criando uma embalagem com um determinado prazo de validade. Utiliza-se uma bandeja de espuma rígida, onde se encaixam os blisters para os fixar e facilitar a selagem da etiqueta. É utilizado um rolo com a largura aproximada da bandeja para auxiliar a selagem. As etiquetas contêm o nome do medicamento, dosagem, forma farmacêutica, prazo de validade, lote do fabricante e lote interno.

Uma vez que usamos este sistema para um número reduzido de fármacos, o custo é bastante reduzido e compensado pelos benefícios de segurança. Este sistema traz economia de tempo tanto para os profissionais de saúde, como para o doente em regime de ambulatório, que não necessita de aguardar pela reembalagem em frasco multidose aquando do levantamento dos medicamentos. Como vantagens adicionais temos a dispensa da quantidade exata para o tratamento do doente, com diminuição do risco de erro de administração.
É ainda um sistema simples, fiável e exige pouco treino.

Continuar com o mesmo método!

Reembalagem
Citotóxicos orais
Qualidade

para mais informações contacte os autores através do email : anacosta@ipocoimbra.min-saude.pt