Intervenção Farmacêutica nas Unidades de Pediatria, Neonatologia e Cuidados Intermédios Pediátricos: uma retrospetiva

Produção de Medicamentos em Farmácia Hospitalar

Hospital Beatriz Ângelo

Madeira J., Pereira N., Soares L., Cardoso P., Marques E., Capoulas M., Santos C.

Caracterizar e quantificar o tipo de Intervenções Farmacêuticas efetuadas durante 1 ano nas Unidades de Internamento de Pediatria, Neonatologia e Cuidados Intermédios Pediátricos.

A Intervenção Farmacêutica (IF) define-se como uma recomendação iniciada pelo Farmacêutico, em resposta a um problema relacionado com medicamentos num doente, em qualquer fase do circuito do medicamento. Esta intervenção é realizada junto da equipa multidisciplinar e tem como foco o cuidado ao doente, visando melhorar os resultados clínicos do medicamento e consequentemente, os resultados em saúde. A IF ganha ainda maior relevância na Pediatria, por se tratar de uma faixa etária em que a exposição ao erro de cálculo de dose é maior, e em que os erros associados aos medicamentos assumem maior gravidade. Na prática farmacêutica diária torna-se imprescindível a documentação destas intervenções para posterior caracterização e identificação de oportunidades de melhoria

Estudo retrospetivo, que consistiu na análise da base de dados dos registos de Intervenções Farmacêuticas das Áreas de Farmácia Clínica e Farmacotecnia entre os meses de Março de 2018 e Março de 2019. O tratamento e análise de dados foi feito em Rstudio.

Do total das 642 IF efetuadas em 220 doentes, das quais 637 (74,9%) aceites pelo Médico, destacam-se da área de Farmácia Clínica: 481 (68,4%) relativas ao pedido de monitorização de parâmetros laboratoriais (doseamentos de antibióticos, função renal, parâmetros inflamatórios) e monitorização farmacocinética para avaliação da adequação da dose prescrita (efetividade, segurança ou manutenção); 19 (3%) alteração de dose (toxicidade, ineficácia); 38 (5,9%) outros motivos (sugestão de dose, início de medicamento, pedido de prescrição, switch terapêutico). Da área de Farmacotecnia destacam-se: 52 (8,1%) referentes a alterações de dose/aporte na Nutrição Parentérica (NP) por toxicidade, ineficácia ou incompatibilidades físico-químicas e 24 (3,7%) referentes a indicação para iniciar ou suspender aditivação da NP.
Os resultados obtidos reforçam a importância da intervenção do Farmacêutico e corroboram os de outros estudos nacionais e internacionais, que reportam a monitorização farmacocinética e as recomendações de alteração de dose como as maiores fontes de Intervenção Farmacêutica, com vista à otimização da terapêutica e minimização de toxicidades

Após esta caracterização será relevante analisar os outcomes quer em saúde, quer em termos farmacoeconómicos do impacto da intervenção farmacêutica neste âmbito.

Pediatria
Intervenção farmacêutica
Outcomes

Mais informações:

para mais informações contacte os autores através do email : pedro.mcardoso@hbeatrizangelo.pt

Downloads

Poster_APFH_2018