Good Practice Initiatives (GPI) – a network for Improvement

Ordem dos Farmacêuticos – Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar

European Association of Hospital Pharmacists (EAHP)

A EAHP criou o conceito de GPI, através do qual qualquer Farmacêutico Hospitalar a nível Europeu pode submeter uma prática que tenha implementado, assim como, os aspetos que considera úteis na sua prática farmacêutica. As GPIs aceites são publicadas no site e podem vir a ser selecionadas para a apresentação de um poster ou para a realização de uma comunicação oral no Congresso Anual da EAHP.

Os Farmacêuticos Hospitalares europeus estão constantemente a melhorar a sua prática profissional, o que nem sempre implica o desenvolvimento de um trabalho científico, mas sim, simplesmente a implementação de boas práticas. Estas, através do conceito de GPI podem ser partilhadas e utilizadas de maneira a ajudar outros a melhorar, de igual forma, as suas práticas. A título de exemplo, em alguns países europeus a Produção é uma das áreas fundamentais da sua Farmácia Hospitalar, pelo que estes podem partilhar a sua experiência com outros países onde é a Farmácia Clínica que está na vanguarda, e assim vice-versa. É através das GPIs que é criada esta rede de contatos, baseada na experiência e no conhecimento prático, que apoia a melhoria contínua da Prática Hospitalar de todos.

Tendo o Comité Científico da EAHP sugerido as regras e os procedimentos, a EAHP transpôs o conceito de GPI para uma forma mais eficiente de submissão, revisão e apresentação.
Da revisão das GPIs, é feita a seguinte nota: a EAHP deseja Boas Práticas, e não simplesmente práticas. É neste contexto, que o comité científico revê todas as submissões, aceitando apenas as iniciativas que estão alinhadas com a visão da EAHP relativamente à farmácia hospitalar e àquilo que considera que cumpre com o que vem definido nas Declarações Europeias de Farmácia Hospitalar.

Através da consulta do site http://www.eahp.eu/gpis é possível verificar que existem já GPIs divulgadas bastante interessantes. E algumas delas foram já apresentadas sob a forma de pósteres ou comunicações orais no Congresso Anual da EAHP. É um começo. E observando as Declarações Europeias de Farmácia Hospitalar é possível confirmar que o conceito de GPI enquadra-se perfeitamente na secção 1 (Introductory Statements and Governance).

A EAHP acredita que esta iniciativa é um dos muitos passos para uma melhor Farmácia Hospitalar a nível Europeu. Sendo apenas um começo, e uma vez que são constantemente submetidas GPIs, a EAHP continuará a melhorar o conceito e os processos alocados às mesmas. Como tal, é esperado que as redes de contactos das Farmácias Hospitalares continuem a desenvolver-se em algo maior e mais eficiente, para que as iniciativas locais, e que são GPI-like, possam surgir e constituir a base para a criação das futuras GPIs europeias. As possibilidades são infindáveis e o fator-chave é o trabalho em conjunto, com um mesmo objetivo de aprender e melhorar continuamente a prática hospitalar – através da observação do sucesso dos outros. Os doentes merecem-no.

EAHP
GPI