Excesso de Peso e Obesidade: um desafio no ajuste de doses em doentes pediátricos

Hospital de Braga

Ana Rita Fortunato

Compilação de informação importante relativa ao ajuste de dose em doentes pediátricos obesos, com criação de uma tabela de consulta rápida.

O trabalho foi desenvolvido como forma de dar uma resposta rápida no momento de prescrição de fármacos que obrigam ao ajuste de dose em doentes pediátricos obesos, uniformizando a prática instituída.

Foi efetuada pesquisa bibliográfica relativa recomendações gerais para ajuste e recomendações específicas de acordo com as características dos fármacos em causa.

A distribuição dos fármacos está diretamente relacionado com a sua solubilidade, daí a importância do conhecimento das propriedades físico-químicas dos fármacos para reconhecer as possíveis consequências do excesso de peso/ aumento de massa gorda no efeito obtido.
A composição corporal é alterada com o aumento de peso. A alteração de parâmetros farmacocinéticos provocada pelo excesso de peso pode ter importantes consequências no cálculo de doses, com impacto na segurança dos doentes.
De forma genérica, o cálculo de dose em doentes pediátricos obesos para fármacos hidrofílicos deve ser baseada no peso corporal ideal e para fármacos lipofílicos deve ser baseada no peso corporal total.
Este tipo de tabelas permite um acesso rápido à informação e contribui para a uniformização das práticas.

Em situações de emergência este tipo de ferramentas é útil na redução de erros e permitem uma resposta em tempo adequado.

Cuidados Farmacêuticos

para mais informações contacte os autores através do email : ritafortunato28@hotmail.com

Excesso de peso e Obesidade