Consulta Farmacêutica de Doentes VIH – Modelo CMO

Infecciologia

Centro Hospitalar do Algarve – Unidade de Portimão

Manuela Moreira de Sousa

Aplicação do Modelo CMO da Sociedad Española de Farmacia Hospitalaria (SEFH) no seguimento em Consulta Farmacêutica dos doentes VIH da nossa unidade hospitalar.

Necessidade de mudar o enfoque dos Cuidados Farmacêuticos prestados, do medicamento, para o doente e as suas necessidades.

Classificação dos doentes usando o Índice de Complexidade, Índice Predictor e Modelos de Estratificação da SEFH.

A implementação de este modelo de estratificação permite identificar de forma concreta quais os doentes que sofrem maiores riscos e consequentemente podem ser desenvolvidas intervenções para melhorar a gestão destes doentes crónicos, implementar intervenções preventivas e de promoção de saúde.

Aplicar o modelo a todos os doentes que levantam terapêutica na Farmácia de Ambulatório do nosso hospital

consulta farmacêutica
VIH
Modelo CMO