Instituição
Centro Hospitalar Lisboa Norte- Hospital de Santa MariaAutores:
Filipa Cosme Silva, Vasco Rodrigues, Mª Piedade Ferreira, Joana M Marto, António AlmeidaO que foi feito ?:
Desenvolvimento de uma solução oral de citrato de potássio 20% isenta de sacarose mais adequada a ser utilizada em doentes pediátricos e em dieta cetogénica.
Porque foi feito ?:
A dieta cetogenica é uma dieta rica em gorduras e pobre em proteínas e hidratos de carbono e foi desenhada para evitar as alterações bioquímicas associadas ao jejum e conseguir o efeito que este exerce no controlo das crises epilépticas. Apesar de ser uma técnica efectiva, apresenta alguns riscos, nomeadamente a nefrolitíase. Este risco consegue ser minimizado através da alcalinização da urina com citrato de potássio oral. Porém, como este não se encontra disponível como especialidade farmacêutica, a preparação de um medicamento manipulado é inevitável. O Hospital de Santa Maria dispõe de uma formulação com sacarose na sua constituição, todavia, no doente em dieta cetogénica esta não será a opção mais adequada, motivo pelo qual se procedeu ao desenvolvimento de uma nova formulação.
Como foi feito?:
Utilizando diferentes excipientes, como o PEG 400, sorbitol, a sucralose, parabenos, tentou-se obter uma formulação com as características farmacotécnicas adequadas ao fim a que se destina_ utilização em pediatria. Após a avaliação dos caracteres organolépticos, procedeu-se ao ensaio de estabilidade físico-química e microbiológica. Em paralelo aplicou-se um questionário de satisfação para avaliar a palatabilidade da formulação antiga com sacarose e posteriormente proceder-se-á à aplicação do mesmo aos utilizadores da nova formulação. O objectivo será comparar os resultados obtidos com as duas formulações sempre com o intuito de uma boa promoção para adesão à terapêutica.
O que se concluiu?:
Obteve-se uma formulação de citrato de potássio 20% isenta de sacarose de aspecto límpido, incolor e pH 6. Neste momento encontra-se em desenvolvimento o ensaio de estabilidade da formulação.
O que fazer no futuro?:
A sinalização deste problema, ou seja, da utilização de um medicamento manipulado desadequado aos doentes a que se destina, apenas foi possível devido à presença do farmacêutico no serviço clínico em questão. Esta nova formulação para além de vir colmatar uma lacuna existente no mercado, vai permitir a sua utilização em doentes diabéticos.
Palavras chave :
Citrato de potássioDieta cetogénica
palatabilidade
Farmácia Clínica