Bolsa de nutrição parentérica padronizada para recém-nascido no pós-operatório cardíaco - revisão segundo recomendações atuais.

Centro Hospitalar e Universitário de S. João, EPE, Porto (CHUSJ)

Susana Fraga, Ana Capela, Hercília Guimarães, Paula Guerra, Paulo Carinha, Sofia Nogueira, Renata Barbosa, Susana Pissarra, Teresa Soares

Validação farmacêutica da composição de uma bolsa de Nutrição Parentérica (NP) padronizada segundo as mais recentes recomendações publicadas (4,5), adaptada ao RN no pós-operatório cardíaco.

A necessidade de prescrição de NP específica assume particular importância no RN em pós-operatório cardíaco, já que uma resposta metabólica adequada no pós-cirúrgico tem um impacto significativo no tempo de internamento, na cicatrização de feridas, suscetibilidade a infeções e complicações pós-operatórias (2). Assim sendo, há 6 meses atrás, foi desenhada pela equipa médica uma bolsa de NP padronizada para esta situação clínica, sendo que foi analisada a sua composição relativamente às necessidades nutricionais (ajustadas à situação clínica referida) e à sua estabilidade físico-química e viabilidade de preparação pelos serviços farmacêuticos.
A recente publicação de novas guidelines/recomendações conduziu à necessidade de reavaliação da composição da bolsa, no intuito de estudar a necessidade de ajuste da sua composição.

Avaliação da composição da bolsa padronizada, de forma a verificar o cumprimento das mais recentes recomendações internacionais e eventual necessidade de ajuste.

A bolsa de NP padronizada em estudo apresenta uma composição de acordo com o preconizado nas recomendações atuais “ESPGHAN/ESPEN/ESPR/CSPEN on pediatric parenteral nutrition e Nutrição Parentérica Neonatal: Atualização da Recomendação da Sociedade Portuguesa de Neonatologia 2018”, adaptada ao RN no pós-operatório cardíaco, devidamente ajustada no teor de sódio e restrição hídrica necessários no pós-operatório do doente cardíaco.
A avaliação da sua composição segundo as recentes recomendações permitiu verificar a sua consistência com as mesmas, não incorrendo assim em qualquer ajuste.

Após verificação do cumprimento das recomendações atuais, pretende-se avaliar as vantagens da padronização desta bolsa. São elas conseguir minimizar o número de manipulações no serviço clínico, nomeadamente aminas e iões, até aqui reportadas como necessárias à suplementação das bolsas padronizadas até ao momento disponíveis. A padronização permitirá também diminuir a prescrição de bolsas de NP personalizadas pela UCIN-CHUSJ, permitindo para além da disponibilidade imediata, economia de recursos e diminuição da variabilidade inter-prescritores (3).

nutrição parentérica, manipulação, neonato, cardíaco, recomendações

para mais informações contacte os autores através do email : renata.barbosa@chsj.min-saude.pt

Bibliografia - DIFH_Bolsa padronizada D_ final