Avaliação da Satisfação dos Utentes de Ambulatório com o Serviço de Proximidade do Serviço de Farmácia Hospitalar do IPO Coimbra, E.P.E

IPO Coimbra

Dra Clementina Varelas; Dra Ana Cristina Teles; Dra Marina Sales

Atendendo a que, no atual contexto pandémico, o contacto social constitui uma importante fonte de contágio e representa um veículo de transmissão e de propagação da doença, importa minimizar a necessidade de deslocações dos doentes ao hospital.
Neste sentido foi implementado um Serviço de Proximidade que assegura a continuidade do fornecimento dos medicamentos hospitalares ao domicílio.
Simultaneamente pretendeu-se avaliar o grau de satisfação dos doentes com a forma encontrada de entregar os medicamentos hospitalares em regime de ambulatório.

O Serviço de Proximidade foi implementado pela necessidade de se dar continuidade aos planos terapêuticos dos doentes, evitando a sua deslocação ao hospital, minimizando o risco de exposição e melhorando a adesão à terapêutica destes doentes.
O inquérito de satisfação anónimo foi elaborado para percebermos o nível de qualidade do serviço prestado, bem como o grau de satisfação dos doentes com a implementação deste serviço.
Aproveitámos também para avaliar em simultâneo a taxa de satisfação dos nossos utentes com o nosso ambulatório hospitalar.

O inquérito de satisfação elaborado foi enviado, via CTT, com envelope RSF para 1635 doentes no dia 4 de Janeiro de 2021.
As respostas recebidas até 4 de Fevereiro foram analisadas e interpretadas estatisticamente com o objetivo de aferir a qualidade do serviço prestado e registar as melhorias sugeridas.

Concluiu-se, de um modo geral, que os doentes estão satisfeitos com o nosso serviço de dispensa em ambulatório bem como com o Serviço de Proximidade implementado e que este foi bem recebido. Este é um serviço que permite garantir a continuidade dos planos terapêuticos, diminuindo custos e inconvenientes para os doentes.

No futuro pretende-se dar continuidade ao Serviço de Proximidade em doentes com intervalos de consulta superior a 1 mês e que residam longe.
Como alguns doentes demonstraram vontade em poder receber a sua medicação numa farmácia da sua área de residência, esta é uma hipótese que irá ser explorada e implementada futuramente.
Pretendemos também repetir o inquérito, depois de implementar as mudanças possíveis.

Medicamentos
Serviços Farmacêuticos Hospitalares