Automatização em nutrição parentérica: resultados do controlo de qualidade gravimétrico antes e após a sua implementação.

Produção de Medicamentos em Farmácia Hospitalar

Centro Hospitalar e Universitário de S. João, EPE, Porto (CHUSJ)

Renata Barbosa, Ana Capela, Sofia Nogueira, Susana Fraga, Teresa Soares

Avaliação do impacto da implementação de sistema automatizado (Baxa Exactamix 2400®) na qualidade da elaboração de bolsas de nutrição parentérica (NP). Estudar possibilidade de redução do limite aceitável de erro de 5% para 3%.(3)

Os equipamentos para enchimento automatizado de misturas nutritivas para administração endovenosa são cada vez mais utilizados. Esta mudança de procedimentos, de enchimento manual para automatizado, é resultado não só dos atuais avanços tecnológicos, mas também da necessidade de resposta ao aumento das exigências nos cuidados de saúde, de forma a dar origem a misturas nutritivas mais seguras, eficientes e precisas. O controlo gravimétrico é um ensaio de verificação de qualidade usado na elaboração de misturas nutritivas. As guidelines internacionais1,2 determinam que o erro máximo aceitável deve ser 5% e recomendam este controlo ao produto final, assegurando-se assim a precisão e segurança destas soluções endovenosas. No entanto, será recomendável que esta margem seja reduzida para os 3%, especialmente em nutrição pediátrica.

Avaliação estatística dos resultados do controlo de qualidade gravimétrico das bolsas de nutrição parentérica antes (método manual e método semiautomatizado – mediMix®) e após implementação de sistema automatizado (Exactamix 2400® Baxa). Uso de 3 amostras de 580 bolsas de NP para cada método de enchimento especificado, referentes a Setembro/Outubro de 2016 (método manual e semi-automatizado) e Agosto/Setembro 2018 (método automatizado).

O método de enchimento automatizado relacionou-se com a menor média para o desvio ao peso teórico, assim como menor desvio padrão, que nos indica uma menor percentagem de erro mas também uma menor dispersão dos resultados para este método. Assim, a implementação do sistema automatizado traduziu-se em melhorias a nível de precisão de resultados para o controlo gravimétrico das bolsas de NP, diminuindo a zero o número de bolsas que excede o intervalo aceitável, aumentando assim a segurança das misturas produzidas e, consequentemente, para o doente.
O número de bolsas que excedeu a margem de 3%, recomendável para nutrição pediátrica, foi de zero, pelo que concluímos poder reduzir a especificação do nosso ensaio de verificação para os 3%.

Avaliar futuramente se se mantém ou não o cumprimento da especificação máxima de 3% para controlo gravimétrico das bolsas de NP preparadas através de sistema automatizado de enchimento.

manipulação, nutrição parentérica, automatização, controlo gravimétrico

para mais informações contacte os autores através do email : renata.barbosa@chsj.min-saude.pt

BIBLIOGRAFIA - DIFH Controlo gravimétrico