Análise das devoluções de medicamentos em dose individual unitária e unidose em diversos serviços de internamento do Hospital Sousa Martins da Unidade Local de Saúde da Guarda

Ulsguarda - Hospital Sousa Martins

Armanda Sofia Dias, Jorge Aperta

Os principais objetivos deste estudo, Foram:
• Identificar os serviços mais relevantes em volume de devoluções de medicamentos
• Analisar as caraterísticas dos medicamentos devolvidos pelos SC
• Avaliar quais os motivos das devoluções à farmácia e quais os motivos dos desperdícios com os medicamentos devolvidos
• Contabilizar a medicação que pode ser reutilizada com segurança no stock da farmácia
• Determinar os custos económicos envolvidos no desperdício e na reutilização dos medicamentos devolvidos
• Promover uma discussão multidisciplinar para o problema, definindo um conjunto de medidas práticas, que visem melhorar comportamentos, procedimentos e atitudes com todos os profissionais envolvidos

A devolução de medicamentos por dose individual unitária e unidose, tem-se mostrado ao longo do tempo um problema para os SF do HSM, verificando-se que os medicamentos devolvidos pelos serviços de internamento, os quais possuem este tipo de distribuição nem sempre estão de acordo com os princípios da qualidade que são exigidos, aumentando o risco de erros de medicação devido aos medicamentos que veem dos serviços sem rótulos ou com rótulos rasurados ocultando a identificação correta do medicamento, a integridade e as suas condições ideias de conservação, existindo também a possibilidade de alterações na estabilidade dos medicamentos que são devolvidos abertos ou fora do seu acondicionamento primário, levando a desperdícios e aos custos que isso acarreta para os SF e para o próprio hospital.

O estudo desenvolveu-se ao longo de dez meses (setembro de 2018 a junho de 2019) em 3 fases:
• 1.ª Fase – Recolha de dados ao longo do período de tempo descrito
• 2.ª Fase – Análise da informação recolhida através do registo numa base de dados SPSS
• 3.ª Fase -Tratamento e interpretação dos resultados obtidos
Todos os dados recolhidos foram registados numa base de dados estatísticos através do software (IBM SPSS) versão 23 utilizando métodos estatísticos descritivos.

Foram analisados 1755 princípios ativos devolvidos pelos serviços de internamento. Os serviços de internamento que mais devolveram medicamentos “não conforme” foram: a Medicina B (25,9%), seguido da Medicina A (19,3%), Pneumologia (16,6%), Cirurgia (14,5%), Cardiologia (12,5%) e Ortopedia (7,6%). As formas farmacêuticas mais devolvidas foram as formas farmacêuticas orais sólidas (comprimidos e cápsulas) (60,1%) e as formas farmacêuticas injetáveis (34,0%). Os motivos da devolução de medicamentos mais relevantes foram: a alta clínica (29,6%), as alterações terapêuticas (27,7%), a omissão na administração de medicamentos (23,2%) e o registo de administração de medicamentos embora esses tenham sido devolvidos (9,9%).
Os principais motivos que levaram ao desperdício de medicamentos devolvidos foi: as etiquetas de reetiquetagem e/ou de identificação dos medicamentos conterem anotações manuais escritas (60,4%), os medicamentos se encontrarem abertos (violação da embalagem) (14,6%), se encontrarem fora de validade (9,5%) e possuírem o rótulo rasurado ou não conterem rótulo (9,2 %). Dos medicamentos devolvidos “não conforme” foram desperdiçados (89,3%) sendo que apenas foram reutilizados e reintegrados no stock da farmácia (10,7%). O custo total dos medicamentos inutilizados como desperdício foi de 5775,10 euros.

Implementação de medidas corretivas, sendo importante a divulgação dos resultados do estudo, aos profissionais de saúde de todos os serviços de internamento do HSM, como forma de diminuir, alertar ou até suspender esta prática incorreta, que conduz não só a desperdícios monetários, mas também pode contribuir para a ocorrência de erros de medicação associados à preparação e administração desta.
É importante também como medida de combate ao desperdício, propor-se a implantação de um sistema adequado, preparado pela equipa dos SF, para que o farmacêutico nas enfermarias possa fornecer a informação e formação necessária aos outros profissionais de saúde, ministrando sessões de formação e esclarecimento nos serviços de internamento acompanhadas da demonstração e explicação sobre a devolução de medicamentos aos SF e todo o seu processamento, demonstrando que através dessas ações aos outros profissionais de saúde se consiga reduzir os desperdícios com medicamentos devolvidos e dessa forma se consigam ganhos económicos para o hospital.

Devolução de medicamentos; desperdício de medicamentos;