Análise da adesão à terapêutica em doentes com Esclerose Múltipla com recurso à versão portuguesa do Beliefs About Medicines Questionnaire-Específico

Hospital Beatriz Ângelo

Cardoso, P; Abrantes, C ; Capoulas, M M ; Lobo, T ; Timóteo, A ; Vale, J ; Santos, C

Análise exploratória da adesão à terapêutica em doentes com EM surto-remissão através do questionário BMQ-Específico. Pretende-se também avaliar que tipo de doentes com Esclerose Múltipla do tipo Surto-Remissão (EMSR) apresentam maior risco de não adesão em função do score obtido no questionário BMQ.
Por fim, avalia-se também o impacto que as vias de administração na adesão à terapêutica.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, inflamatória e desmielinizante, que afeta o Sistema Nervoso Central, sendo considerada a doença neurológica mais incapacitante em adultos jovens.
A adesão à terapêutica (AT) é de extrema importância nas doenças crónicas a fim de se obter a efetividade pretendida com a terapêutica instituída.
Neste âmbito, a equipa de farmacêuticos hospitalares responsável pelo acompanhamento dos doentes com EM em Consulta Farmacêutica, pretende analisar a respetiva adesão à terapêutica, com recurso à versão portuguesa do questionário Beliefs about Medicines Questionnaire (BMQ) – Específico. Este questionário encontra-se validado para a população portuguesa, tendo demonstrado ser muito útil na avaliação das crenças dos doentes e da associação destas com a falta de adesão à terapêutica em diversas patologias.
A percepção da doença pelo doente com EM e o cumprimento das recomendações da equipa de saúde influenciam a adesão à terapêutica e, consequentemente, a efectividade terapêutica.

Foram analisadas as datas de cedência da terapêutica através do programa informático de dispensa e feitas as correlações com os questionários BMQ realizados em dois momentos (Junho/2017 e
Janeiro/2018). A análise estatística foi feita utilizando o programa IBM SPSS Statistics v.23.0.

Foram incluídos 79 doentes com BMQ e dados de adesão validados. A taxa de adesão da amostra foi de 1,00 (DP de 0,108, IC 95%.
Foram analisados cinco subgrupos: naïve (A, n=5); 1ª linha que mantiveram tratamento (B, n=37); ensaio clínico (C, n=3); alteração terapêutica em 1ª linha (D, n=21); doentes 2ª linha (E, n=13) (Ver fig.3). Da correlação BMQ vs. taxa de adesão, verificou-se que os doentes com más taxas de adesão (1,1) têm um score de BMQ médio mais baixo que os doentes dentro do intervalo ideal de adesão (0,9-1,1), -0,47 vs 2,52 respetivamente.
Apesar da reduzida dimensão da amostra os doentes sem alteração terapêutica e atualmente em 1ª linha, parecem apresentar correlações mais significativas entre BMQ e taxa de adesão. Os doentes a realizar terapêutica IM/SC apresentam maior potencial de não adesão à terapêutica que doentes a realizar terapêutica oral.

O BMQ parece ser um instrumento útil para avaliar a adesão ao tratamento na EM. Permitirá também estratificar os doentes em função do risco de não-adesão, permitindo assim reforçar a atenção farmacêutica a estes doentes em ambiente de consulta e potenciar a efectidade das terapêuticas. No futuro será também importante avaliar a evolução do score de BMQ ao longo do tempo.

Esclerose
Múltipla
Adesão
Terapêutica