Instituição
Hospital Vila Franca de XiraAutores:
Catarina Oliveira (primeira autora), Maria Augusto, Carla FerrerO que foi feito ?:
Está a ser desenvolvida uma aplicação para telemóvel, a App PharmaClick. Esta App vai permitir ao doente, seguido na consulta farmacêutica de ambulatório, comunicar prontamente com o seu farmacêutico ao mesmo tempo que lhe permite aceder remotamente a diversas funcionalidades relacionadas com a sua medicação.
Porque foi feito ?:
Idealmente, a farmácia clinica deve ser realizada de forma contínua e não apenas no momento da consulta farmacêutica, o que poderá ser facilitado pela utilização de tecnologias que permitam estabelecer novas vias de comunicação com o doente/cuidadores e o farmacêutico, assim surge a App PharmaClick. O farmacêutico vai conseguir monitorizar remotamente a terapêutica do doente, tentando minimizar os erros da medicação, controlar reações adversas ao medicamento (RAMs), detetar possíveis interações medicamentosas e promover a adesão à terapêutica.
Como foi feito?:
A App PharmaClick está a ser desenvolvida em tecnologia opensource, Ruby on Rails, e encontra-se, atualmente, em fase embrionária, e em projeto piloto.
O que se concluiu?:
A App PharmaClick está neste momento em fase de projeto piloto, como complemento à consulta farmacêutica. O doente é convidado a fazer o download da App PharmaClick onde lhe serão explicadas as mais-valias da sua utilização como por exemplo: como deve identificar a sua medicação e posologia; como gerar os alertas da toma da medicação com validação da mesma, que permitirá ao farmacêutico analisar posteriormente a taxa de adesão; como criar na App um pedido adicional de marcação de consulta farmacêutica; como comunicar através do chat com o farmacêutico para esclarecimentos de dúvidas que tenham surgido depois da consulta; se necessário como identificar os efeitos secundários da medicação potenciando a notificação das RAMs; como preencher o questionário de avaliação da qualidade de vida relacionada à Saúde por meio do SF- 12 que nos permitirá inferir indiretamente sobre a eficácia à terapêutica.
O que fazer no futuro?:
O projeto é sustentável uma vez que poderá ser facilmente replicado por outras instituições de saúde. A aplicação permite antecipar eventuais problemas relacionados com o medicamento. O objetivo é fornecer soluções de saúde móveis eficazes, para melhorar o envolvimento do doente no processo de tratamento e no seu bem-estar a longo prazo. O sucesso do tratamento é facilmente melhorado à distância de um FarmaClick.
Palavras chave :
AppFarmácia Clínica
consulta farmacêutica