Instituição
Centro Hospitalar Universitário do PortoAutores:
Ana Sofia Fontes, Diana Monteiro, Paulina Aguiar, Inês Seabra, Patrocínia RochaO que foi feito ?:
Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário do Porto em 2021 adquiriram os três novos fármacos disponíveis para o tratamento profilático da
enxaqueca. Em conjunto com o serviço de Neurologia desenvolveram uma estratégia para avaliar a segurança, eficácia e a satisfação dos doentes com estes anticorpos
monoclonais, através de um questionário.
Porque foi feito ?:
Por se tratarem de novos fármacos para o tratamento profilático da enxaqueca e por serem os únicos para esta patologia dispensados em Farmácia de Ambulatório, sentiu-se a necessidade de avaliar a sua utilização, efeitos adversos e em articulação com uma equipa multidisciplinar melhorar a qualidade de vida dos nossos doentes.
O desenvolvimento deste questionário permite uma melhoria contínua dos cuidados assistenciais prestados aos doentes.
Como foi feito?:
Inicialmente os doentes realizavam todas as administrações em regime de Hospital de Dia com a Enfermeira e quando atingiam a autonomia na administração passavam para o regime de ambulatório com a cedência e acompanhamento pela Farmácia Hospitalar.
Assim, decidimos realizar um questionário aos doentes de modo a acompanhar a evolução do tratamento e as suas necessidades.
O que se concluiu?:
Com este trabalho concluiu-se que quando existe uma equipa multidisciplinar, com uma estreita colaboração entre médico, enfermeiro, farmacêutico e doente, o doente sente-se mais acompanhado, valorizando a intervenção do farmacêutico. Por sua vez, tanto o médico como o enfermeiro sentem maior segurança com o seguimento e acompanhamento realizado.
Relativamente às reações adversas reportadas foram o esperado tendo em consideração o descrito na literatura.
Concluímos ainda que a segurança do doente não é posta em causa pela autoadministração.
O que fazer no futuro?:
No futuro pretendemos alargar este acompanhamento dos doentes a outras patologias e fármacos inovadores.
Palavras chave :
EnxaquecaAnticorpos monoclonais
Anticorpos
Intervenção farmacêutica
Neurologia
Equipa Multidisciplinar
Segurança