Implementação de um Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica para doentes em Hospital de Dia de Hemodiálise

Gestão de Farmácia Hospitalar


Instituição

Hospital de Santa Cruz, Centro Hospitalar de lisboa Ocidental

Autores:

Alexandra Atalaia, Ana Mirco, Fátima Falcão

O que foi feito ?:

Foi Implementado um Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica para doentes em Hospital de Dia de Hemodiálise.

Porque foi feito ?:

A necessidade de criar um Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica surgiu do facto da baixa literacia e condições económicas e sociais deficitárias dificultarem a compreensão e posterior adesão à terapêutica por parte dos doentes, com resultados negativos em saúde, quantificáveis. A reconciliação da terapêutica e intervenção farmacêutica junto da equipa multidisciplinar bem como junto do doente e das famílias, pareceu ser a forma mais eficaz de promover a adesão à terapêutica.

Como foi feito?:

Na reunião multidisciplinar do serviço de hemodialise, onde participa o médico, o enfermeiro, o farmacêutico, o nutricionista e o assistente social foi identificada a necessidade de promover a adesão à terapêutica de uma doente VIH positiva, com cargas virais detetáveis por fraca adesão à terapêutica. O programa foi proposto pelo farmacêutico e aceite pela família e pela doente. Foi efetuada revisão e reconciliação da terapêutica, ajustados os medicamentos e os horários de administração de acordo com rotinas da doente e semanalmente passou a ser entregue à doente, a terapêutica de forma individualizada. Um mês após a implementação do Programa a doente parecia aderir à terapêutica e apresentou cargas virais indetetáveis. Foi incluída outra doente em Programa, por apresentar uma hipertensão não controlada com suspeita de não adesão à terapêutica, que se encontra em fase de avaliação.

O que se concluiu?:

O Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica para doentes em Hospital de Dia de Hemodiálise promove a adesão à terapêutica por parte dos doentes, com resultados clínicos positivos, diretos e quantificáveis.

O que fazer no futuro?:

Futuramente pretende-se incluir mais doentes em Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica de forma a promover a adesão à terapêutica e melhorar os resultados em saúde.

Palavras chave :

Adesão à terapêutica
reconciliação terapêutica
Preparação Individualizada da Terapêutica

Mais informações:

para mais informações contacte os autores através do email : madias@chlo.min-saude.pt

Downloads

DIFH Implementação de um Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE