Gestão de Farmácia Hospitalar


Instituição

Hospital de Santa Cruz, Centro Hospitalar de lisboa Ocidental

Autores:

Alexandra Atalaia, Ana Mirco, Fátima Falcão

O que foi feito ?:

Foi Implementado um Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica para doentes em Hospital de Dia de Hemodiálise.

Porque foi feito ?:

A necessidade de criar um Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica surgiu do facto da baixa literacia e condições económicas e sociais deficitárias dificultarem a compreensão e posterior adesão à terapêutica por parte dos doentes, com resultados negativos em saúde, quantificáveis. A reconciliação da terapêutica e intervenção farmacêutica junto da equipa multidisciplinar bem como junto do doente e das famílias, pareceu ser a forma mais eficaz de promover a adesão à terapêutica.

Como foi feito?:

Na reunião multidisciplinar do serviço de hemodialise, onde participa o médico, o enfermeiro, o farmacêutico, o nutricionista e o assistente social foi identificada a necessidade de promover a adesão à terapêutica de uma doente VIH positiva, com cargas virais detetáveis por fraca adesão à terapêutica. O programa foi proposto pelo farmacêutico e aceite pela família e pela doente. Foi efetuada revisão e reconciliação da terapêutica, ajustados os medicamentos e os horários de administração de acordo com rotinas da doente e semanalmente passou a ser entregue à doente, a terapêutica de forma individualizada. Um mês após a implementação do Programa a doente parecia aderir à terapêutica e apresentou cargas virais indetetáveis. Foi incluída outra doente em Programa, por apresentar uma hipertensão não controlada com suspeita de não adesão à terapêutica, que se encontra em fase de avaliação.

O que se concluiu?:

O Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica para doentes em Hospital de Dia de Hemodiálise promove a adesão à terapêutica por parte dos doentes, com resultados clínicos positivos, diretos e quantificáveis.

O que fazer no futuro?:

Futuramente pretende-se incluir mais doentes em Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica de forma a promover a adesão à terapêutica e melhorar os resultados em saúde.

Palavras chave :

Adesão à terapêutica
reconciliação terapêutica
Preparação Individualizada da Terapêutica

Mais informações:

para mais informações contacte os autores através do email : madias@chlo.min-saude.pt

Downloads

DIFH Implementação de um Programa de Preparação Individualizada da Terapêutica
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE