Gestão de Farmácia Hospitalar


Instituição

Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade Portimão

Autores:

Maria Inês Reis Fernandes

O que foi feito ?:

A consulta de Nutrição Artificial dispõe em simultâneo de enfermagem, nutricionista, farmacêutica e médica gastrenterologista. A consulta destina-se a todos os doentes adultos seguidos no hospital em regime de ambulatório ou internamento com perspetiva de necessidade de nutrição artificial. A grande maioria dos doentes acompanhados na consulta são doentes que se alimentam por gastrostomia percutânea (PEG) ou sonda nasogástrica.

Porque foi feito ?:

Permitir a avaliação completa e totalmente integrada de todos os doentes que necessitem de nutrição artificial.

Como foi feito?:

Para todos os doentes é feito o registo e análise detalhada da sua terapêutica, em SClinic, de modo a adaptá-la à administração por PEG/sonda. As solicitações de alteração de terapêutica que se verifiquem necessárias são comunicadas ao médico gastrenterologista da consulta de Nutrição Artificial, sendo essa informação fornecida, igualmente, ao doente para conhecimento do médico de família/assistente da instituição onde o doente se encontre.

O que se concluiu?:

O papel do farmacêutico é fundamental na adequação da terapêutica à administração por PEG/sonda nasogástrica, promovendo a prevenção de interacções, perda de eficácia e toxicidade dos medicamentos. Desempenha também um papel importante no reforço e ensino de administração de medicamentos através de PEG/sonda nasogástrica, junto dos cuidadores.

O que fazer no futuro?:

Proceder ao registo do número e tipo de intervenções farmacêuticas realizadas.

Promover acções de formação junto dos cuidadores, relativamente à administração de medicamentos por PEG/sonda nasogástrica.

Palavras chave :

Administração de medicamentos por sondas
consulta farmacêutica
Sonda nasogástrica
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE