Oncologia


Instituição

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

Autores:

Sandra Cristina Passos Morgado / Maria Olímpia Cardoso Ferreira Fonseca

O que foi feito ?:

Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira desenvolveram em Janeiro de 2022, um Guia de Ajuste de Dose à Insuficiência Renal de Citotóxicos Injetáveis de modo a servir de suporte aquando da validação da prescrição médica, pelos farmacêuticos, dos protocolos de quimioterapia prescritos para os doentes em Hospital de Dia.

Porque foi feito ?:

Porque é importante verificar se foi feito aquando da prescrição médica do protocolo de quimioterapia o ajuste de dose dos citotóxicos injetáveis sempre que o doente tiver insuficiência renal. Trata-se de um instrumento importante no processo de validação farmacêutica, dado que os citotóxicos são medicamentos de alto risco e margem terapêutica estreita. O desenvolvimento deste guia permite uma melhoria contínua de segurança e dos cuidados assistenciais prestados ao doente oncológico.

Como foi feito?:

O Guia de Ajuste de Dose à Insuficiência Renal de Citotóxicos Injetáveis foi realizado com o apoio a bibliografia de suporte, nomeadamente artigos científicos e Resumo das Características dos Medicamentos. Trata-se de um Guia Prático de fácil consulta e com a informação relativa a cada um dos citotóxicos injetáveis de como fazer o ajuste da dose e a sua respetiva bibliografia de suporte. Ficou acessível dentro da Instituição através da Intranet e pode ser colocado um alerta pelo farmacêutico na prescrição médica sempre que o doente tenha insuficiência renal e seja necessário fazer ajuste de dose.

O que se concluiu?:

Conclui-se que é uma ferramenta útil para o farmacêutico hospitalar no processo de validação da prescrição médica de protocolos de quimioterapia, dado que aumenta a segurança na utilização deste grupo de medicamentos, com estreita margem terapêutica. O facto de poder ser colocado o alerta informático para o médico, facilita a comunicação entre o farmacêutico e o médico prescritor.

O que fazer no futuro?:

Pretende-se que seja uma ferramenta útil e que os farmacêuticos a utilizem como ferramenta de apoio na validação dos protocolos de quimioterapia. O intuito também é que possa ser útil a todos os profissionais que trabalhem nas instituições hospitalares, sejam médicos, enfermeiros ou farmacêuticos, prevenindo erros de dose e aumentando a segurança associada à utilização de citotóxicos injetáveis.

Palavras chave :

oncologia
citotóxicos
segurança
Validação
Prescrição
Insuficiência Renal
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE