Gestão de Farmácia Hospitalar


Instituição

Centro Hospitalar de Leiria, EPE

Autores:

Isabel Varela Dias

O que foi feito ?:

Implementação de inventários intermédios trimestrais para os medicamentos cedidos em regime de ambulatório

Porque foi feito ?:

Porque no inventário anual dos medicamentos cedidos em regime de ambulatório se verificavam um elevado número de discrepâncias entre o stock real e o stock informático, em janeiro de 2020 decidiu-se implementar, para estes medicamentos, inventários intermédios trimestrais com o objetivo de atempadamente detetar erros de lançamento e reduzir as diferenças de inventário anuais (ganhos e perdas) para que o seu impacto financeiro fosse inferior ao historicamente registado. De notar que 43% da despesa total com medicamentos diz respeito a medicamentos de ambulatório.

Como foi feito?:

No último dia útil de cada trimestre é retirada do sistema informático a relação das existências destes medicamentos e paralelamente é feita a contagem física dos mesmos. Comparam-se os resultados e as diferenças são avaliadas caso a caso. No final, efetuam-se os lançamentos de correção necessários

O que se concluiu?:

A implementação de inventários intermédios trimestrais para os medicamentos cedidos em regime de ambulatório, permitiu não só uma redução da percentagem de medicamentos com erro à data do inventário anual de 52% para 9%, como também uma redução do diferencial a corrigir à data do inventário de 35 000€ para 180€. Percentualmente, a variação do diferencial a corrigir à data do inventário, diminuiu de 14% para 0,04%.

O que fazer no futuro?:

É um procedimento a incluir na Instrução de Trabalho do CHL para o inventário anual, uma vez que permitiu reduzir o acumular de erros de lançamento que seriam tardiamente percebidos e que se traduziram numa diminuição significativa das discrepâncias entre o stock real e o stock informático, com notório impacto nos diferenciais financeiros do inventário anual e consequente demonstração financeira do CHL.

Palavras chave :

Ambulatório
erros de lançamento
inventário
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE