Instituição
Centro Hospitalar de Leiria, EPEAutores:
Isabel Varela DiasO que foi feito ?:
Implementação de inventários intermédios trimestrais para os medicamentos cedidos em regime de ambulatório
Porque foi feito ?:
Porque no inventário anual dos medicamentos cedidos em regime de ambulatório se verificavam um elevado número de discrepâncias entre o stock real e o stock informático, em janeiro de 2020 decidiu-se implementar, para estes medicamentos, inventários intermédios trimestrais com o objetivo de atempadamente detetar erros de lançamento e reduzir as diferenças de inventário anuais (ganhos e perdas) para que o seu impacto financeiro fosse inferior ao historicamente registado. De notar que 43% da despesa total com medicamentos diz respeito a medicamentos de ambulatório.
Como foi feito?:
No último dia útil de cada trimestre é retirada do sistema informático a relação das existências destes medicamentos e paralelamente é feita a contagem física dos mesmos. Comparam-se os resultados e as diferenças são avaliadas caso a caso. No final, efetuam-se os lançamentos de correção necessários
O que se concluiu?:
A implementação de inventários intermédios trimestrais para os medicamentos cedidos em regime de ambulatório, permitiu não só uma redução da percentagem de medicamentos com erro à data do inventário anual de 52% para 9%, como também uma redução do diferencial a corrigir à data do inventário de 35 000€ para 180€. Percentualmente, a variação do diferencial a corrigir à data do inventário, diminuiu de 14% para 0,04%.
O que fazer no futuro?:
É um procedimento a incluir na Instrução de Trabalho do CHL para o inventário anual, uma vez que permitiu reduzir o acumular de erros de lançamento que seriam tardiamente percebidos e que se traduziram numa diminuição significativa das discrepâncias entre o stock real e o stock informático, com notório impacto nos diferenciais financeiros do inventário anual e consequente demonstração financeira do CHL.
Palavras chave :
Ambulatórioerros de lançamento
inventário