Gestão de Farmácia Hospitalar


Instituição

Hospital Beatriz Ângelo

Autores:

P. SANTOS, H. MELO, C. CAÇOTE, A. LOBA, M. CAPOULAS, C. SANTOS

O que foi feito ?:

O nosso Hospital serve uma população de 278 mil habitantes. A dispensa de medicamentos a doentes em ambulatório constitui um dos contatos diretos entre o farmacêutico e a população, havendo cerca de 1500 atendimentos/mês nas várias especialidades médicas. Com o surgimento da pandemia muitos doentes sofreram adversidades no seguimento da sua patologia e acesso à terapêutica. O atendimento personalizado que praticamos, e a respetiva realização de intervenções farmacêuticas (IF), permitiu prevenir ou resolver algumas destas adversidades com benefício para a adesão à terapêutica e qualidade vida do doente.

Porque foi feito ?:

Caracterização das IF realizadas nas várias especialidades em regime de ambulatório, durante a pandemia COVID-19.

Como foi feito?:

Recolha e análise retrospetiva de dados das IF no âmbito da dispensa em ambulatório, desde Janeiro de 2020 a Fevereiro de 2021.

O que se concluiu?:

Na Pandemia, o doente depara-se com alguns constrangimentos no seguimento da sua patologia (dificuldade na marcação de consultas, realização de análises/exames, da restrição para se deslocar ao hospital). O farmacêutico pode desempenhar um papel fulcral no apoio e garantia da adesão à terapêutica, indo ao encontro das necessidades dos doentes, propondo soluções, tendo como objetivo último o cumprimento da terapêutica, sua eficácia e segurança. Com este mindset foi possível intervir nas várias especialidades com o objectivo comum do uso racional do medicamento. Das IF efectuadas 99% foram Aceites, o que salienta a importância e relevância do farmacêutico nas equipas multidisciplinares.

O que fazer no futuro?:

Garantir a adesão à terapêutica, aumentar a Compliance, Outcomes e a qualidade de vida do doente.

Palavras chave :

COVID19
Intervenção farmacêutica
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE