Gestão de Farmácia Hospitalar


Instituição

Hospital Beatriz Ângelo

Autores:

Pedro Cardoso, Eugénia Marques, Miriam Capoulas, Inês Rosário, Helena Cordeiro, Cláudia Santos

O que foi feito ?:

Este estudo pretende avaliar os níveis de CZP em doentes psiquiátricos seguidos no nosso hospital. Será avaliada também a duração do internamento e a ocorrência de RAM.

Porque foi feito ?:

A Monitorização Terapêutica (MT) em psiquiatria é extremanente importante na minimização do impacto que a variabibilidade interindividual pode ter na efectividade terapêutica, reduzindo também o potencial de Reacções Adversas Medicamentosas (RAM) (1). A Clozapina (CZP) é um antipsicótico atípico extensamente utilizado, constituindo a referência no tratamento da esquizofrenia refractária e de várias causas de psicose. As concentrações séricas de CZP apresentam alta correlação com os outcomes terapêuticos. De acordo com as guidelines europeias de consenso para MT em neuropsicofármacos, o intervalo terapêutico adequado para a CZP é de 350–600 ng/ml (2).

Como foi feito?:

Este é um estudo observacional retrospectivo que engloba doentes psiquiátricos internados e em ambulatório entre 2012 e 2021. Os dados foram recolhidos do processo clínico electrónico. Foram obtidos os seguintes parâmetros: sexo, idade, diagnóstico, data de doseamento, dose total diária e duração de internamento. A análise estatística foi realizada em Python 3.8.8 e Microsoft Excel 2019.

O que se concluiu?:

Foram incluídos 181 doentes, a maioria do sexo masculino (56%). A mediana de idade da amostra foi de 45 anos (17-84) e 55% dos doentes estavam em regime de ambulatório. O diagnóstico mais frequente foi Esquizofrenia (51%), seguido por Psicose Sem Outra Especificação (NOSP) e Doença Bipolar (11%). A análise incluiu 581 doseamentos de CZP. Não houve correlação significativa entre a dose total diária e o nível sanguíneo (Pearson = 0,26). Apenas 20% dos doseamentos estavam dentro do intervalo recomendado (mediana 250 ng / ml, 3 – 2511), 61% dos doentes apresentavam níveis subterapêuticos de CZP e 19% apresentavam níveis supraterapêuticos. A duração de internamento foi maior para os doentes com níveis acima do recomendado, média de 169 dias vs 84 dias (p

O que fazer no futuro?:

Apesar da importância de manter níveis adequados de CZP, a maioria dos doentes psiquiátricos ainda apresenta níveis sanguíneos fora dos limites recomendados. Os farmacêuticos devem analisar os valores de CZP obtidos e recomendar ajustes de dose para promover a segurança e aumentar a efectividade do tratamento.Está neste momento a ser desenvolvida uma web-app para a farmacocinética com clozapina tendo por base um modelo de machine learning.

Palavras chave :

monitorização
farmacocinética
clozapina

Mais informações:

para mais informações contacte os autores através do email : pmmcardoso92@gmail.com

Downloads

ESCP2021poster_PP077
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE