Instituição
Hospital Da Luz LisboaAutores:
Jesus Cotrina Luque; Eugenia Marques; Miriam CapoulasO que foi feito ?:
Caracterizar e explorar as atividades da Unidade Integrada de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) nos Serviços Farmacêuticos Hospitalares.
Avaliar o impacto da implementação da Unidade I&D&I na atividade técnico- científica dos Serviços Farmacêuticos do Hospital.
Porque foi feito ?:
O meio hospitalar é um excelente local para desenvolver este tipo de ações. No entanto, segundo um recente estudo da European Association of Hospital Pharmacist (EAHP), mais do 80% dos farmacêuticos em Portugal manifesta não ter capacidade nem as devidas competências na área da Investigação Clinica.
Face a necessidade de aumentar a performance do farmacêutico hospitalar em investigação científica surge a criação e implementação da Unidade Integrada de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) nos Serviços Farmacêuticos Hospitalares.
A missão da mesma é combinar a investigação e formação clínica de alto nível técnico- científico com a investigação básica de qualidade, a fim de alcançar uma transferência eficaz dos resultados científicos no aumento da eficácia, segurança e eficiência dos cuidados farmacêuticos e, assim, contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população (investigação translacional: investigação com o doente como foco principal).
Também promover e gerir a produção científica interna dos Serviços Farmacêuticos.
Como foi feito?:
Estudo comparativo pré-pós implementação da Unidade I&D& I, observacional, retrospectivo.
Período pré implementação: Janeiro 2019 – Dezembro 2020.
Período pós implementação: Janeiro 2021 – Setembro 2024.
Variáveis recolhidas: número de projetos de investigação com um Farmacêutico do Serviço como Investigador Principal, iniciativas desenvolvidas pela Unidade I&D&I, número de artigos publicados em revistas nacionais, número de artigos publicados em revistas internacionais, Factor de Impacto (FI) acumulado, Índice H médio, publicações indexadas no PubMed, publicações indexadas no Scielo, publicações não indexadas, comunicações científicas em formato de comunicação oral, prémios e reconhecimentos,
Foi elaborado um inquérito no Microsoft Forms© em 2020 para a identificação dos pilares estratégicos assim como das linhas de investigação/Inovação prioritárias a desenvolver na Unidade I&D&I.
Análise estatístico descritivo com recurso a Microsoft Excel©
O que se concluiu?:
Projetos de investigação ativos com o Farmacêutico como Investigador Principal: Pré vs Pós I&D&I: 0 vs 14, dos quais 3 multicêntricos e internacionais.
Atividades e iniciativas desenvolvidas na Unidade I&D&I:
-45 Reuniões científicas no Serviço (frequência mensal).
-Elaboração de um cronograma dinâmico com cursos e eventos científicos de interesse (com a informação relativa aos períodos de submissão de trabalhos científicos).
-9 Apoios à submissão de Projetos e Comunicações Científicas para aprovação da Comissão de Investigação e Comité da Ética para a Saúde.
-9 pedidos de Linha aberta de apoio à escrita/comunicação científica
-Elaboração de 5 protocolos para concorrer a oportunidades nas bolsas de financiamento, apoio a candidatura a prémios ou projetos financiados por entidades externas.
-3 casos de sucesso de transferência de conhecimento entre Universidades, centros de referência nacionais/internacionais en forma de artigos científicos e aplicação na prática clinica assistencial.
-Obtenção de apoio a formações de interesse para áreas de investigação
Publicações: Pré vs Pós I&D&I: 0 vs 7
Número de artigos publicados em revistas nacionais: 3
Número de artigos publicados em revistas internacionais: 4
Factor de Impacto (FI) acumulado no Journal Citation Report (JCR): 1.4, (Q4 2023 na área Farmácia e Farmacologia).
Índice H do coordenador da área: 7
Publicações indexadas no PubMed:1
Publicações indexadas no Scielo: 2
Publicações não indexadas: 4
Comunicações científicas: Pré vs Pós I&D&I: 11 vs 33
Comunicações científicas em formato de comunicação oral: 13, em Congressos Internacionais e Nacionais.
Comunicações em formato póster: 25, em Congressos Internacionais e Nacionais
Outras atividades técnico-científicas
Pré vs Pós I&D&I: 5 vs 29
Coordenação Comissão Científica – 5 foros nacionais
Oradores convidados – 24 foros
Participação em Comissões de Investigação
Pré vs Pós I&D&I: 2 vs 6
-Um membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) e vogal da Comissão Executiva
-Um membro efetivo na Comissão de Investigação
-Um membro efetivo na Comissão de ética para a Saúde
Três peritos designados pela Comissão de Investigação Clínica (CIC).
Estes indicadores e a atividade desenvolvida fazem parte e contribuem para a avaliação individual anual de cada um dos Farmacêuticos do Serviço.
Prémios: Pré vs Pós I&D&I: 1 vs 3 (300%).
Este projeto é do máximo interesse já que a investigação não só ajuda a obter a máxima rentabilidade em termos de saúde, como também permite aumentar a carteira de serviços e aumentar a motivação dos profissionais.
Permite também:
a) Estabelecer alianças com outros serviços, outros hospitais, indústria farmacêutica, parceiros tecnológicos, sociedades científicas, universidades e associações de pacientes.
b) Adquirir competências com vista à obtenção de financiamento para o desenvolvimento de projetos de investigação/inovação, preparar a documentação necessária para a apresentação de uma proposta competitiva e elaborar um projeto de investigação bem-sucedido.
c) Aprender a identificar e a gerir a inovação num Serviço de Farmácia Hospitalar, através da deteção de ideias e resultados transferíveis desenvolvidos na atividade diária e redatar contratos de transferência de tecnologia e registos de propriedade intelectual, assim como acordos de colaboração.
d) Aprender a conceber um plano de divulgação de resultados de grande impacto, através da adquisição de competências para elaboração de documentos científicos de qualidade: comunicações, artigos originais, casos clínicos…
e) Explorar bases de dados de revistas científicas e capacitar para identificar as de maior impacto de acordo com as linhas de investigação desenvolvidas no grupo, assim como adquirir competências para a preparação e apresentação de comunicações orais eficazes.
f) Realizar a revisão de trabalhos e publicações para apresentar em eventos científicos assim como identificação de revistas de alta qualidade técnico-científica adequadas ao artigo a publicar.
O que fazer no futuro?:
A criação e integração das Unidades de I&D&I conseguem ser aplicáveis a todos os Serviços Farmacêuticos dos Hospitais Nacionais, com base na experiência do nosso Hospital com apenas um farmacêutico com dedicação não exclusiva a coordenação, tendo cada colaborador 2 dias por mês de dedicação exclusiva a esta área.
Este projeto é inovador já que, do conhecimento dos autores, trata-se da primeira Unidade de I&D&I integrada nos Serviços Farmacêuticos Hospitalares em Portugal.
Palavras chave :
investigaçãodesenvolvimento
inovação