Instituição
Administração Regional de Saúde do Centro, I.P.Autores:
Catarina Abrantes, Cláudia Carqueija, Emília Correia, Gisela Rosa, Isabel Craveiro, Joana Lopes, Marta Paixão, Paula Costa, Catarina CoelhoO que foi feito ?:
Foram implementados Armazéns Avançados (AA) em todas as Unidades Funcionais (UF) dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. (ARS Centro), após verificação das condições físicas e ambientais de armazenamento nos locais, definição e estabelecimento de responsabilidades, procedimentos de armazenamento e de contagem e fornecimento do respetivo apoio logístico pelos Serviços Farmacêuticos.
Porque foi feito ?:
Dispondo as UF de locais de armazenamento de Medicamentos, Dispositivos Médicos e outros produtos ajustados às respetivas necessidades mensais, pretendeu-se, com esta implementação, melhorar a gestão de stocks entre os Serviços Farmacêuticos da ARS Centro e as UF, promovendo uma melhor utilização e minimizando o desperdício.
Como foi feito?:
Tendo em conta as datas de implementação dos AA estabelecidas superiormente, foram comparados os consumos em cada UF antes e depois da implementação, mediante extração informática dos dados.
O que se concluiu?:
Os dados mostraram uma melhoria crescente de resultados com maior controlo de stocks, consumos mais ajustados às necessidades e menores desperdícios de material e de tempo gasto decorrente do registo informático de consumos.
O que fazer no futuro?:
Foi sugerida a promoção de ações de melhoria junto das UF com a apresentação dos resultados obtidos e a realização de auditorias periódicas locais.
Palavras chave :
Armazéns AvançadosCuidados de saúde primários
Farmacêutico
Gestão