O papel do Farmacêutico na Consulta Multidisciplinar de Tumores Urológicos

Oncologia


Instituição

Serviços Farmacêuticos do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM)

Autores:

Carolina Queiroz Nunes e Nuno Barradas

O que foi feito ?:

O Farmacêutico Hospitalar (FH) está presente na Consulta de Decisão Terapêutica (CDT) do Serviço de Urologia do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM) desde Julho de 2021. A presença assídua tem garantido a partilha de informação atualizada sobre o medicamento, mais concretamente, dados de eficácia e segurança, contexto das avaliações prévias hospitalares e interações farmacológicas, com o objetivo de adequar a melhor terapêutica a cada doente.
Nestas reuniões multidisciplinares, são abordados os tumores urológicos prostáticos, renais, uroteliais, testiculares e penianos. Numa fase inicial, e por necessidade, focámos a nossa atuação na área do tumor da próstata. Com o objetivo de otimizar processos, foi padronizado o modelo de solicitação de parecer à Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do SESARAM, EPERAM, dos fármacos utilizados no tratamento do cancro da próstata, que carecem de avaliação pela CFT.

Porque foi feito ?:

O desenvolvimento exponencial de opções terapêuticas na área oncológica tem originado um aumento da complexidade da decisão terapêutica, e os tumores urológicos não são exceção.
Como tal, a abordagem multidisciplinar da decisão terapêutica em oncologia assume-se como um dos pilares da qualidade da prestação de cuidados assegurada a estes doentes. Permite a coordenação, comunicação e intercâmbio de conhecimento e competências dos profissionais envolvidos. Tem por base a melhor prática, sustentada na evidência clínica e na sustentabilidade do Sistema de Saúde. Como parte fundamental da garantia da qualidade da prestação de cuidados e da sustentabilidade na saúde, o FH deve ter uma participação ativa nestas reuniões multidisciplinares.

Como foi feito?:

A CDT do Serviço de Urologia do SESARAM, EPERAM, é uma reunião multidisciplinar com a presença da equipa de Urologistas e um elemento de cada uma das seguintes especialidades: Oncologia Médica, Anatomia Patológica, Medicina Nuclear, Radioncologia, Radiologia e Farmácia Hospitalar. É discutido, semanalmente, o diagnóstico e as opções terapêuticas adequadas para cada doente inscrito na CDT no contexto de doença oncológica. Os Serviços Farmacêuticos do SESARAM, EPERAM, têm presentes dois Farmacêuticos Hospitalares, que se intercalam semanalmente. Após cada reunião é partilhada informação dos casos e intervenções discutidas para optimização dos processos.

O que se concluiu?:

Da análise efetuada, relativamente ao ano de 2023, foram discutidos 388 doentes oncológicos na CDT de Urologia. Foram solicitados 41 pareceres à CFT e desses, 30 foram relativos aos tumores da próstata.
A uniformização do modelo de solicitação de parecer dos fármacos que carecem de avaliação pela CFT, utilizados no tratamento do cancro da próstata, tem permitido uma maior acessibilidade ao medicamento pela agilização do início destas novas terapêuticas, pela redução da duplicação de pedidos de parecer e de tempos de espera.
A presença do FH na CDT tem permitido construir relações interdisciplinares de elevada fiabilidade e transparência, baseadas na partilha de conhecimentos técnicos distintos e de acordo com as competências de cada especialidade. Tem contribuído para a resolução mais célere de constrangimentos, aumentar o conhecimento sobre o circuito do medicamento e dar robustez à decisão clínica, principalmente na utilização de fármacos inovadores.

O que fazer no futuro?:

A presença do FH na CDT garante um melhor conhecimento dos doentes que precisam de tratamento farmacológico ainda antes dos mesmos se deslocarem à Farmácia Hospitalar. Com esse conhecimento adquirido, será importante a implementação de uma consulta farmacêutica em modelo sólido, mais apropriado e individualizado às necessidades dos doentes discutidos na CDT.
Fruto da diversidade de opões farmacológicas atualmente disponíveis para o tratamento dos tumores urológicos, principalmente uroteliais e renais, do aparecimento de novas terapias orais e da necessidade crescente de garantia de segurança, eficácia e adesão terapêutica, será importante estender o nosso foco de atuação a este tipo de neoplasias.

Palavras chave :

Consulta de decisão terapêutica
Oncologia.
Farmacêutico Hospitalar
Urologia
Multidisciplinaridade
Próstata
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 380
Email: assuntos.profissionais@ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE