Instituição
HSOGAutores:
Ana Rita Fortunato, Cátia Barbosa, Ariana AraújoO que foi feito ?:
Elaboração de checklist de apoio à validação de protocolos de quimioterapia.
Porque foi feito ?:
A checklist foi elaborada com o objetivo de uniformizar procedimentos de validação de protocolos de quimioterapia e também como forma de garantir a verificação de todas as informações relevantes, num momento de alteração de procedimentos internos e de integração de novos membros na equipa farmacêutica.
Como foi feito?:
A elaboração da checklist iniciou-se com pesquisa bibliográfica sobre o tema e foi desenhada tendo em conta os procedimentos a instituir e de forma a maximizar a identificação de problemas relacionados com medicamentos, a intervenção farmacêutica e a segurança do doente, promovendo a melhoria dos resultados em saúde.
O que se concluiu?:
A utilização de checklists permite a uniformização de procedimentos, garantindo o mesmo nível de acesso a cuidados a todos os doentes. A padronização permite a recolha e análise de dados, sendo útil à monitorização da prática farmacêutica.
O que fazer no futuro?:
Utilizar a checklist como forma estruturada de alargar o âmbito da intervenção farmacêutica na área da oncologia e de sistematização da informação no registo no processo clínico.
Palavras chave :
ChecklistValidação farmacêutica
Quimioterapia
Intervenção farmacêutica