Pequenos datasets como fonte de mudança: Utilização de Albumina em contexto clínico

Gestão de Farmácia Hospitalar


Instituição

Hospital da Luz Lisboa

Autores:

M. Capoulas, P. Cardoso, R. Lemos, A.M. Duarte, C. Santos

O que foi feito ?:

Análise da prescrição e dos resultados obtidos na terapêutica com Albumina Humana, utilizando uma base de dados construída nos serviços farmacêuticos.

Porque foi feito ?:

Com este trabalho pretendia-se estabelecer novas orientações internas com base nos resultados encontrados e, posteriormente, preparar a base para a aplicação de modelos de machine learning numa pequena base de dados.

Como foi feito?:

Foram recolhidos dados de prescrição de albumina entre 2019 e 2020, registados numa base de dados dos serviços farmacêuticos, criada em microsoft excel. O contexto clínico do doente foi analisado com base no processo clínico (Diagnóstico, evolução analítica). A análise estatística foi efectuada em python 3.7.0.
Foram analisadas 20 prescrições, com 53% de doentes do sexo masculino e uma mediana de idade de 72 anos (17-86 anos).

O que se concluiu?:

A duração mediana de tratamento foi de 4 dias com um custo médio por doente de 210€. Na maioria dos casos (65%) a dose diária prescrita foi de 30g. Verificou-se que 35% destes doentes faleceram no internamento.
A maioria das prescrições de albumina ocorreram em contexto de paracentese. Nos doentes com prescrição devido a hipoalbuminémia (n = 6), a albuminémia média era de 1,03 (0,7-1,6). A taxa de resposta nestes doentes foi de 100%, com um aumento de albumina médio de 0,83 g/dl, tratando-se de uma resposta significativa (p

O que fazer no futuro?:

Apesar da resposta objectiva ter sido significativa, será importante avaliar a duração da utilização de Albumina em estudos futuros. Os serviços farmacêuticos podem desempenhar um papel activo na análise de outcomes associados à terapêutica com derivados do plasma e desenvolver metodologias de optimização da sua utilização, e consequentemente, do seu custo. Esta análise estabelece assim a base para aplicação de um modelo de machine learning que permita aferir se a dose prescrita se traduzirá no melhor outcome possível.

Palavras chave :

Albumina
Duração do tratamento
Indicação Recomendada
Optimização de utilização
Modelo de Machine Learning

Mais informações:

para mais informações contacte os autores através do email : rita.barao.lemos@hospitaldaluz.pt

Downloads

Pequenos datasets como fonte de mudança_Utilização de Albumina em contexto clínico_DIFH
 
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica 18,
1169-075 Lisboa

TELEF: 213 191 382 - Fax. 213 191 399
Email: colegios.especialidade©ordemfarmaceuticos.pt

© ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - COLÉGIOS DE ESPECIALIDADE