Validação informatizada de doses cumulativas de fármacos citotóxicos

Oncologia

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E.P.E. (CHUCB)

Idalina Freire, Marta Mendes, Maria Olímpia Fonseca

Desenvolvimento e implementação de estratégias a nível informático para sinalização de doses cumulativas, doente a doente, a todos os profissionais de saúde que acedem à prescrição de protocolos de medicamentos citotóxicos.

A validação farmacêutica da prescrição médica é da responsabilidade do farmacêutico e, neste contexto, a validação de prescrições de medicamentos citotóxicos presume a realização de uma análise de forma sistemática, para que se possa garantir o cumprimento das normas aprovadas na instituição e a promoção da segurança e eficácia da terapêutica instituída.
De entre vários requisitos definidos para a aceitação de uma prescrição de medicamentos citotóxicos e de parâmetros recomendáveis de serem analisados aquando da validação desta, encontra-se demarcada a confirmação de doses cumulativas. Deste modo, face ao crescente número de doentes com terapêutica citotóxica por via intravenosa, tornou-se fundamental o desenvolvimento de estratégias, pelos farmacêuticos da área de farmacotecnia, para uma validação eficiente das doses cumulativas de fármacos citotóxicos.

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo por base o Resumo das Características do Medicamento (RCM) dos fármacos, livros sobre oncologia e artigos científicos da área, com a finalidade de compilar os fármacos citotóxicos de administração intravenosa com dose cumulativa máxima descrita. Com ponto de partida nesta análise, foi elaborada uma tabela com 10 fármacos citotóxicos contendo as informações das doses cumulativas máximas e as referências de suporte bibliográfico.
A partir desta fase, para todos os doentes com terapêutica em curso com fármacos cuja dose cumulativa máxima esteja documentada, é calculada a dose cumulativa do fármaco citotóxico em cada ciclo/dia de quimioterapia. Esta dose cumulativa é sempre validada, atualizada e comparada face à dose cumulativa máxima passível de ser administrada ao doente. Em caso da dose cumulativa máxima ser atingida ou excedida é contactado o médico prescritor.
A informação da dose cumulativa do fármaco citotóxico em cada ciclo/dia e a informação da dose cumulativa máxima do fármaco para o doente é escrita, pelo farmacêutico, no campo de “observações de receção da prescrição”, sendo visível para o médico, em janela pop-up de alerta, quando este abre a prescrição. Esta informação é também visível para o farmacêutico quando este procede à validação.

A validação da prescrição médica de protocolos de quimioterapia por parte do farmacêutico é um ato essencial e de grande importância para aumentar a segurança na cadeia do medicamento citotóxico. A validação e o cálculo da dose cumulativa de fármacos citotóxicos por parte do farmacêutico, de forma informatizada e sistematizada, vem facilitar este processo, que se reveste de extrema importância por garantir a segurança do doente. Adicionalmente, o cálculo da dose cumulativa de fármacos citotóxicos e a indicação desta e da dose cumulativa máxima, por doente, ao médico prescritor, em cada ciclo/dia de quimioterapia, permite um controlo e acompanhamento mais rigoroso da terapêutica.

Pretende-se, primeiramente, dar continuidade a este trabalho e futuramente parametrizar informaticamente o cálculo automático da dose cumulativa máxima de determinado fármaco, por doente, com alerta em janela pop-up ao médico e ao farmacêutico aquando da prescrição e da validação desta, respetivamente. Desta forma, pretende-se garantir a validação médica e farmacêutica da dose cumulativa do fármaco citotóxico, permitindo assim incrementar a segurança do doente.

Citotóxicos, Antineoplásicos, Quimioterapia, Dose Cumulativa, Dose Cumulativa Máxima