Reavaliação do plano de amostragem para controlo microbiológico das bolsas de nutrição parentérica.

CHUSJ

Carla Sampaio, Renata Barbosa, Ana Capela, Susana Fraga, Teresa Soares

Caracterização do número de preparações efetuadas versus amostras enviadas para controlo microbiológico e avaliação deste ratio segundo as recomendações farmacopeicas. Estudo da possibilidade de redução do total de amostras/dia e respetivo impacto orçamental. Avaliação de risco.

O teste de esterilidade visa garantir a ausência de organismos viáveis, sendo um dos ensaios de controlo de qualidade das preparações parenterais. Está descrito nas farmacopeias e estabelece um número mínimo de unidades a serem testadas, de acordo com o total de unidades produzidas. O controlo microbiológico não está preconizado como ensaio de controlo de qualidade para preparações extemporâneas. No entanto, é procedimento interno de controlo do processo, a amostragem aleatória de todas as bolsas de Nutrição Parentérica (NP) preparadas.
A avaliação realizada teve como objetivo a alteração do programa regular de controlo do processo instituído segundo as recomendações em vigor, tendo em conta o histórico de resultados e avaliação de risco, otimizando recursos e minimizando custos associados ao processo.

Estudo retrospetivo dos registos de produção e programa de gestão laboratorial (Clinidata®) entre 10/2018 a 09/2019. Comparação dos resultados obtidos com a informação de referência vigente. Análise de risco através de controlos externos das condições de manipulação e histórico de resultados microbiológicos desde 2014. Custos calculados tendo em conta o valor atribuído ao teste de esterilidade.

O procedimento instituído à data baseava-se em amostragem aleatória num intervalo de 1/5 bolsas de NP preparadas. Tendo em conta os resultados das avaliações efetuadas, a avaliação de risco e um histórico de controlos positivos baixo e estável foi possível aumentar o intervalo de amostragem para 1/10 bolsas de NP preparadas, com a consequente redução dos custos associados.

Implementação e/ou aumento da periodicidade da execução de outros métodos de controlo de processo como sejam a avaliação da técnica assética do operador e as condições de manipulação em funcionamento. Reavaliação periódica do risco associado ao processo com base nos resultados obtidos assim como no controlo microbiológico das preparações.
A restruturação do processo de amostragem, permitirá canalizar recursos para o desenvolvimento de outros projetos/ensaios em parceria com o laboratório de Microbiologia.

manipulação, nutrição parentérica, controlo microbiológico, teste esterilidade